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Blog Empreendedorismo K2 A partir de Julho de 2018 o Google passa a obrigar a utilização do protocolo https

(24/06/2018 - Douglas Sossai)                                                                                                                                                                                                        O Google começa a indicar, através de seu popular navegador Chrome, os sites inseguros que você visita.   Isso vai impactar a visitação em milhões de sites que ainda não utilizam o https como acesso padrão.       O https oferece mais segurança na navegação, pois cria uma criptografia na transferência de dados entre o site visitado e o computador do visitante.     O protocolo https foi criado para permitir operações seguras como uma transação bancária ou compra on-line.   Sites que não fazem uso de dados sensíveis não precisariam utilizar esse padrão, mas agora que o Google começa a indicar esses sites como "inseguros", acaba obrigando a migração, uma vez que as visitas no site podem diminuir. Além disso diversos especialistas acreditam que o SEO e anúncios no Google poderão ser prejudicados em sites sem https.       Consulte seu webdesigner para estimar os custos da mudança. Não é necessário utilizar um certficado pago, muitos servidores oferecem opções gratuitas. Porém a instalação e alteração do código fonte do site podem gerar custos. Uma alternativa é criar smartpages para o SEO e anúncios.       Para uma orientação gratuita acesse: http://2by.com.br/85830         Blog Empreendedorismo K2                                                                                                                                                                 

A importância do Marketing Digital no atual cenário econômico

(20/06/2017 - Douglas Sossai)                                                                                                                                                                                                                                                            Você já deve ter ouvido o jargão popular “A propaganda é a alma do negócio”. Realmente, de que adianta você ter uma empresa, produzir um produto ou prestar um serviço se não consegue vender sua produção?
Você só terá compradores se eles conhecerem o que você oferece. E quanto mais pessoas conhecerem sua oferta, maior será sua chance de venda. E como você vai tornar seus produtos e serviços conhecidos? Com a propaganda!
O termo propaganda vem de “propagar” e podemos aplica-lo para qualquer situação onde se tenha o objetivo de divulgar informações.

Hoje existem inúmeras mídias (meios) de se divulgar a informação. Além dos tradicionais como jornais, revistas, TV, folhetos, catálogos, outdoors, etc... a Internet trouxe milhões de canais de divulgação, como blogs, redes sociais, sistemas de busca, e-mail marketing, sites, diretórios e muito mais.

Mas uma coisa continua igual, independente da mídia ser “off-line” ou “on-line”, o conceito primário para o sucesso da sua propaganda: Cobertura e Frequência.
Cobertura é o volume de pessoas que você consegue impactar com sua propaganda e Frequência é o número de vezes que você impacta a mesma pessoa. Esses 2 fatores não mudam, desde que foi feito o primeiro anúncio na história da humanidade. Mas poucas pessoas entendem e aplicam esses conceitos e acabam por prejudicar o resultado de sua divulgação.

Vamos tomar como exemplo a maior mídia massiva de propaganda. A TV. Ela consegue impactar em um mesmo minuto, milhões de espectadores em um país. Você já deve ter percebido que mesmo com essa cobertura poderosa, o anunciante repete o mesmo anúncio inúmeras vezes, dentro dos intervalos de um mesmo programa. Conte quantas vezes você vê o mesmo anúncio, repetido, muitas e muitas vezes, mesmo com o valor alto de uma mídia poderosa como essa. E no radio então? Já viu quantas vezes inserem o mesmo anúncio? A repetição diária dos grandes anunciantes? E você quer atingir o sucesso enviando um e-mail marketing uma única vez?! Ou postando uma promoção uma única vez no Facebook? Deu para perceber que não vai dar certo?
Cobertura e Frequência. Cobertura e Frequência...
Entendeu por que você não anda satisfeito com os resultados de seu marketing?
E isso fica ainda mais importante em tempos de crise. O mercado brasileiro é muito grande, tem muito dinheiro circulando e você pode ter acesso a sua parte, mas para isso precisa divulgar e sempre pensando em Coberura e Frequência.

Segue uma pequena fórmula de sucesso:
Tenha um site responsivo (que apareça bem em computadores, tablets e celulares). Coloque formulários de contato em todas as páginas, com poucos campos (nome, telefone e email) para captar os contatos. Instale um chat on-line, para poder atender os visitantes imediatamente. Coloque uma ferramenta que identifique quem visita seu site. Tudo isso vai gerar mailing, para você consiguir manter um contato frequente com esses interessados.

A partir daí, inicie uma divulgação, dentro de sua verba, utilizando anúncios em sistemas de busca como Google, redes sociais como Facebook e Linkedin, sites e blogs de grande circulação. Essas mídias vão trazer mais visitantes para seu site e vão ajudar você a aumentar seu mailing. Cobertura e Frequência.
Conforme os resultados forem aparecendo, reinvista parte do seu ganho para aumentar ainda mais a cobertura.
Mantenha uma comunicação frequente, pois você deve estar presente na mente de seu potencial consumidor quando ele atingir seu “momento de compra”.
Seu consumidor só vai comprar quando ele chegar ao momento de compra, que é o momento exato em que ele efetiva a compra. E isso pode demorar. Mas a venda vai sair, se ele desejar seu produto ou serviço, concordar com seu preço e confiar na sua empresa. Esteja presente nesse momento mágico, aumente gradativamente o volume de pessoas que conhecem seu produto (cobertura), mantenha um contato frequente (frequência) e você vai atingir o sucesso.

Não se preocupe com valores, você não precisa investir muito logo de ínicio. Hoje é possível medir praticamente todas as ações em marketing digital. Você pode começar esse processo de divulgação com pequenas verbas, como R$ 500,00/mês e a partir da medição dos resultados, aumentar seu investimento e consequentemente suas vendas. Em média um investimento entre 3% e 5% do faturamento é o mais adequado para as pequenas e médias empresas.

Experimente divulgar com essas dicas e você vai perceber rapidamente que a propaganda continua sendo a alma do negócio. Blog Empreendedorismo K2                                                                                                                                                                                 

10 dicas de como elaborar uma campanha de email marketing de sucesso

(24/10/2017 - Douglas Sossai)O email marketing é sem dúvida a forma de divulgação de melhor custo benefício. Com um custo muito baixo, é possível atingir milhares de pessoas em pouco tempo e obter ótimos resultados. Mas o email marketing é também um pouco polêmico, pois não existe uma legislação regulamentadora no Brasil e esse baixo custo acaba gerando um uso excessivo, o que prejudica os destinatários, a imagem da empresa que utiliza e a própria internet. Por isso é muito importante aprender a usar a ferramenta de foram adequada. Essas dicas vão te ajudar a obter o máximo do email marketing. 1) A ferramenta certa: Utilize uma ferramenta profissional. Enviar e-mails através de seu programa padrão de e-mails pode te causar sérios problemas. Os provedores têm um limite máximo de envio de mensagens por hora. Se você enviar acima desse limite poderá ser bloqueado. Além disso se alguém receber uma mensagem sua e fizer uma denúncia de spam, seu email poderá ser incluído em lista negra (black-list). 2) Utilize Opt-out: ofereça uma forma automática e segura para o usuário remover o email da lista. Boa parte das ferramentas profissionais oferece esse recurso. E é importante que, na prática, o email não seja excluído da lista e sim marcado como “excluído”, para evitar que seja alimentado novamente no mailing. 3) Segmente seu mailing: enviar a mensagem certa para o público certo gera mais retorno. Tenha em mente que prospect é uma coisa, cliente é outra e cada produto ou serviço pode ter um público alvo distinto Se você utilizar os argumentos certos par cada público, terá mais retorno. 4) Frequência: você nunca terá resultados muito expressivos em um único envio. É preciso repetir a mensagem várias vezes. Veja o exemplo da própria TV: quantas vezes não repetem o mesmo anúncio? Você pode e deve enviar a mesma mensagem mais de uma vez. Mas por e-mail no máximo 1 vez por semana. Mais do que isso pode cansar e irritar o seu público. Tenha em mente que você precisará de pelo menos 6 meses ininterruptos para cativar seu público e se tornar conhecido nesse mailing. 5) Cobertura: quanto mais melhor. Aumente gradativamente seu mailing. A taxa de abertura padrão de um email marketing é em torno de 5%. Quanto maior o seu mailing, maior o volume de usuários impactados. Utilize ferramentas que identificam os e-mails dos visitantes e abuse de formulários de cadastro em seu site. 6) Cuidado com o assunto: 70% da possibilidade de abertura é definida na leitura do assunto. Evite frases ou mensagens que pareçam propaganda. Frases de efeito são excelentespara anúncios, não para assuntos de email marketing. Tente ser neutro e objetivo. O Assunto deve fazer com que o usuário pense que o email é exclusivo para ele. Não um envio em massa. Se puder incluir o nome do destinatário melhor ainda! 7) Cuidado com o conteúdo: se a pessoa gostou do assunto e abriu sua mensagem, chegou a hora de impactá-la. Sua mensagem deve ser composta de imagem e texto. Pode-se usar uma imagem que contenha textos mas nesse caso, coloque um texto também fora da imagem (texto digitado mesmo, não uma imagem), pois muitas pessoas bloqueiam a visualização das imagens nos programas de email e só vão abri-la se o texto inicial for interessante. 8) Cuidado com os filtros de spam: é impossível garantir que 100% de suas mensagens cheguem ao destino. Mas você pode melhorar a entregabilidade evitando palavras e caracteres que são mal pontuados por fltros de spam. Evite pontos de exclamação, palavras como grátis, ganhe, compre, promoção, etc... Os filtros de spam podem considerar sua mensagem uma propaganda. 9) Compare: acompanhe os dados de abertura e clique de suas campanhas. Experimente mudar o assunto e a mensagem. Comparando os dados de sucesso e regulando sua comunicação você vai encontrar o caminho certo para divulgar seu produto ou serviço de forma adequada e com alto impacto. Experimente enviar somente texto, em uma outra ocasião texto e imagens. Experimente um formato tipo newsletter ou algo mais resumido, objetivo. Inove! 10) Peça ajuda: email marketing é a divulgação de melhor custo benefício. Mas demanda tempo, conhecimento e as ferramentas certas para criar, enviar, mensurar. Experimente realizar o serviço com alguma empresa especializada. Com certeza suas vendas vão melhorar.Blog Empreendedorismo K2

Comunique-se do jeito certo na ferramenta certa

(10/02/2017 - Douglas Sossai)Comunicar-se do jeito certo hoje em dia é muito diferente do que há alguns anos atrás. Podemos não perceber, mas usamos em média mais de 10 formas de comunicação diariamente e cada uma tem seu código de ética, regra de uso ou no mínimo o jeito certo de usar. Dúvida? Vamos primeiro dividir essas formas de comunicação em 2 grandes e importantes grupos: comunicação assíncrona e comunicação síncrona. Veja que é bem mais simples do que parece: assíncrono é quando você se comunica sem a necessidade de estar "sincronizado" com seu interlocutor. Esse artigo aqui é uma forma de comunicação assíncrona. Escrevi dia 03 de Abril de 2017 e você está lendo hoje. Outras formas de comunicação assíncrona: uma carta (sim ainda existem), e-mails, mensagens de Whatsapp ou inbox de Facebook, recado em secretária eletrônica, gravação de video-recado no skype, e por aí vai. E comunicação síncrona? É aquela em que você precisa estar sincronizado com seu interlocutor: uma ligação telefônica, video chamada, uma conversa presencial ou reunião, enfim, qualquer forma de "conversa" em que as partes interagem simultaneamente.

O primeiro grande segredo de uma boa comunicação, eficiente, é saber qual canal de comunicação utilizar. A grande vantagem de uma comunicação assíncrona é que cada parte interage ao seu tempo. Não é necessário marcar hora para conversar. Você manda um email e a outra pessoa responde quando pode, não precisa parar o que está fazendo para te responder. Sacou? É muito bom isso, cada um enviando suas mensagens, respondendo no seu tempo e o mundo girando, as coisas se resolvendo, em harmonia. Mas existem situações em que esse tipo de comunicação não funciona. São situações em que é necessário um diálogo rápido, uma troca de informações e tomadas de decisões quase que imediatas. Nesse caso temos que optar por uma comunicação síncrona, um telefonema, uma reunião, uma video chamada.

O excesso de uso da comunicação síncrona pode causar um desgaste entre as partes, pois os dois lados tem que parar o que estão fazendo para se comunicar. O excesso de uso da comunicação assíncrona pode causar uma demora na resolução de problemas e prejudicar o diálogo, a troca de idéias. Ou seja, os dois grupos tem benefícios e limitações, então a escolha correta depende da sua necessidade. A comunicação assíncrona exige uma elaboração maior mas também permite ler ou ouvir antes de enviar. A comunicação síncrona é mais imediata. Falou e errou já era. Mas por outro lado costuma ser menos elaborada, a comunicação vai se construindo no diálogo.

Vou detalhar alguns exemplos de comunicação e os cuidados que temos que tomar ao utilizar cada uma.

Whatsapp: vamos começar por esse aplicativo que é o mais usado atualmente. Ele permite os dois tipos de comunicação, síncrona (em uma video chamada ou chamada) e assíncrona (no chat ou gravação de vídeo ou voz). Em um só aplicativo você se comunica via chat, gravação de voz, gravação de vídeo, chamada de voz e chamada de vídeo. 5 formas de comunicação somente aqui! Algumas dicas: Na gravação de audio, seja breve, muito breve. Quando você grava um audio, tenha em mente que ninguém vai te interromper. Isso pode transformar você em um CHATo. Seja breve, objetivo. Audios com mais de 30 segundos costumam ser enfadonhos, principalmente profissionalmente. Pense antes de falar. Ninguém vai gostar de acompanhar suas mudanças de direção de raciocínio. Entendeu? No chat, siga a mesma regra: escreva o mínimo necessário. Use imagens se quiser, as pessoas gostam de imagens. Evite muitas abreviações, principalmente profissionalmente. Não force a resposta, mesmo que a pessoa tenha visto a mensagem (barrinhas azuis) ela pode não estar no momento certo para responder. E evite usar profissionalmente fora do horário comercial, pois ele tem uma alerta bem "chamativo" e está sempre próximo a pessoa. Dificilmente alguém vai gostar de ser acordado com uma comunicação comercial às 2h da manhã. Tenha em mente também que em alguns momentos é mais fácil a pessoa ler do que ouvir e as vezes ela não pode gravar um audio. Lembre-se deu que é muito fácil a pessoa esquecer de responder. A forma como o aplicativo organiza as mensagens faz com que as pessoas se percam facilmente e esqueçam de responder. Acho que é por isso que chama de comunicador instantâneo.

Skype: Essa ferramenta é muito popular para vídeo chamada (síncrono). A grande vantagem é que você pode compartilhar a tela, fazendo uma apresentação on-line e até mesmo realizar uma reunião com várias pessoas simultaneamente. Muito legal não é? Mas seja pontual. Deixe tudo preparado, não desgaste as pessoas com falhas técnicas, teste seu audio antes da ligação. Não é obrigatório deixar sua camera ligada, mas seja educado: se a outra pessoa está com a camera ligada, dê um bom motivo para não ligar a sua. No modo chat, siga a mesma regra do whatsapp, mas tenha em mente que a maioria das pessoas usa o Skype no computador e não no celular, então podem demorar mais para responder. Por outro lado, não se incomodam de receber uma mensagem fora do horário comercial, pois não sentem a necessidade de responder imediatamente.

e-mail: já está perdendo terreno para outras formas de comunicação, mas tem suas vantagens: é aceito como documentação em várias situações, aceita muitos anexos, aceita-se com mais tranquilidade um tempo de resposta um pouco mais demorado: um dia útil para responder é bem aceito. Pode-se escrever um texto maior que o whatsapp ou skype. Não é tão invasivo, pode ser usado fora de horário comercial, tranquilamente.

Telefone: é uma das formas mais invasivas. Não para de tocar até a pessoa atender. Requer que a outra parte pare imediatamente o que está fazendo para responder. É imediato, permite um diálogo. Deu para entender quando deve ser usado, certo?

Inbox de rede social: Facebook e LinkedIn são exemplos de redes sociais que possuem opção de comunicação inbox. É na prática um serviço de email proprietário (interno). Funciona de forma similar ao email, mas muitas pessoas não respondem às mensagens.

Postagens: opa! cuidado aí. Postagem em rede social é uma forma de comunicação aberta, pública. Muito cuidado com o que vai escrever, principalmente quando utilizar profissionalmente. Muita gente pode ver e isso pode causar constrangimento para ambas as partes. Mas é uma boa forma de testar a temperatura do seu contato, pois não existe uma obrigação em responder.

Reunião: a reunião pode ser presencial, via Skype, teleconferência, ou via qualquer sistema que consiga juntar mais de 1 pessoa on-line ou off-line simultaneamente. Já falamos do Skype mas vamos comparar aqui uma reunião on-line com uma presencial (off-line). Presencialmente a comunicação se enriquece: o campo de visão é muito maior, movimento corporal, trejeitos, expressões faciais, até mesmo o odor (agradável ou não) vão transmitir informações. O problema é que as pessoas (ou parte delas) vão ter que se deslocar fisicamente para se encontrar na reunião. Esse esforço tem o lado positivo de mostrar interesse, respeito e geralmente é acompanhado de pontualidade. Acho que todo mundo tem noção dos problemas que podem ser causados em desmarcar em cima da hora ou atrasar uma reunião. E nos dias de hoje, em cidades grandes com muito trânsito, uma reunião presencial tem um custo alto de tempo e até mesmo dinheiro.

Carta ou telegrama: parece brincadeira, mas não é. Essa duas formas de comunicação escrita ainda existem e são muito importantes. O impacto do recebimento de uma carta ou telegrama é centenas de vezes maior do que o impacto de um email. Pense nisso quando quiser realmente ter um resultado maior em sua comunicação. Apesar de ter um custo envolvido, muitas vezes vale a pena pelo impacto que causa.

Na próxima vez que precisar transmitir uma informação, dialogar, obter uma resposta ou qualquer outro tipo de comunicação, pense em todas essas opções. Analise qual se aplica melhor ao seu conteúdo e necessidade e use a ferramenta correta, do modo correto. Seus resultados vão ser muito melhores, pode ter certeza. Comunicar-se é uma arte e hoje temos muito mais "pincéis"para pintar a "tela". Blog Empreendedorismo K2

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Blog Empreendedorismo K2 A partir de Julho de 2018 o Google passa a obrigar a utilização do protocolo https

(24/06/2018 - Douglas Sossai)                                                                                                                                                                                                        O Google começa a indicar, através de seu popular navegador Chrome, os sites inseguros que você visita.   Isso vai impactar a visitação em milhões de sites que ainda não utilizam o https como acesso padrão.       O https oferece mais segurança na navegação, pois cria uma criptografia na transferência de dados entre o site visitado e o computador do visitante.     O protocolo https foi criado para permitir operações seguras como uma transação bancária ou compra on-line.   Sites que não fazem uso de dados sensíveis não precisariam utilizar esse padrão, mas agora que o Google começa a indicar esses sites como "inseguros", acaba obrigando a migração, uma vez que as visitas no site podem diminuir. Além disso diversos especialistas acreditam que o SEO e anúncios no Google poderão ser prejudicados em sites sem https.       Consulte seu webdesigner para estimar os custos da mudança. Não é necessário utilizar um certficado pago, muitos servidores oferecem opções gratuitas. Porém a instalação e alteração do código fonte do site podem gerar custos. Uma alternativa é criar smartpages para o SEO e anúncios.       Para uma orientação gratuita acesse: http://2by.com.br/85830         Blog Empreendedorismo K2                                                                                                                                                                 

A importância do Marketing Digital no atual cenário econômico

(20/06/2017 - Douglas Sossai)                                                                                                                                                                                                                                                            Você já deve ter ouvido o jargão popular “A propaganda é a alma do negócio”. Realmente, de que adianta você ter uma empresa, produzir um produto ou prestar um serviço se não consegue vender sua produção?
Você só terá compradores se eles conhecerem o que você oferece. E quanto mais pessoas conhecerem sua oferta, maior será sua chance de venda. E como você vai tornar seus produtos e serviços conhecidos? Com a propaganda!
O termo propaganda vem de “propagar” e podemos aplica-lo para qualquer situação onde se tenha o objetivo de divulgar informações.

Hoje existem inúmeras mídias (meios) de se divulgar a informação. Além dos tradicionais como jornais, revistas, TV, folhetos, catálogos, outdoors, etc... a Internet trouxe milhões de canais de divulgação, como blogs, redes sociais, sistemas de busca, e-mail marketing, sites, diretórios e muito mais.

Mas uma coisa continua igual, independente da mídia ser “off-line” ou “on-line”, o conceito primário para o sucesso da sua propaganda: Cobertura e Frequência.
Cobertura é o volume de pessoas que você consegue impactar com sua propaganda e Frequência é o número de vezes que você impacta a mesma pessoa. Esses 2 fatores não mudam, desde que foi feito o primeiro anúncio na história da humanidade. Mas poucas pessoas entendem e aplicam esses conceitos e acabam por prejudicar o resultado de sua divulgação.

Vamos tomar como exemplo a maior mídia massiva de propaganda. A TV. Ela consegue impactar em um mesmo minuto, milhões de espectadores em um país. Você já deve ter percebido que mesmo com essa cobertura poderosa, o anunciante repete o mesmo anúncio inúmeras vezes, dentro dos intervalos de um mesmo programa. Conte quantas vezes você vê o mesmo anúncio, repetido, muitas e muitas vezes, mesmo com o valor alto de uma mídia poderosa como essa. E no radio então? Já viu quantas vezes inserem o mesmo anúncio? A repetição diária dos grandes anunciantes? E você quer atingir o sucesso enviando um e-mail marketing uma única vez?! Ou postando uma promoção uma única vez no Facebook? Deu para perceber que não vai dar certo?
Cobertura e Frequência. Cobertura e Frequência...
Entendeu por que você não anda satisfeito com os resultados de seu marketing?
E isso fica ainda mais importante em tempos de crise. O mercado brasileiro é muito grande, tem muito dinheiro circulando e você pode ter acesso a sua parte, mas para isso precisa divulgar e sempre pensando em Coberura e Frequência.

Segue uma pequena fórmula de sucesso:
Tenha um site responsivo (que apareça bem em computadores, tablets e celulares). Coloque formulários de contato em todas as páginas, com poucos campos (nome, telefone e email) para captar os contatos. Instale um chat on-line, para poder atender os visitantes imediatamente. Coloque uma ferramenta que identifique quem visita seu site. Tudo isso vai gerar mailing, para você consiguir manter um contato frequente com esses interessados.

A partir daí, inicie uma divulgação, dentro de sua verba, utilizando anúncios em sistemas de busca como Google, redes sociais como Facebook e Linkedin, sites e blogs de grande circulação. Essas mídias vão trazer mais visitantes para seu site e vão ajudar você a aumentar seu mailing. Cobertura e Frequência.
Conforme os resultados forem aparecendo, reinvista parte do seu ganho para aumentar ainda mais a cobertura.
Mantenha uma comunicação frequente, pois você deve estar presente na mente de seu potencial consumidor quando ele atingir seu “momento de compra”.
Seu consumidor só vai comprar quando ele chegar ao momento de compra, que é o momento exato em que ele efetiva a compra. E isso pode demorar. Mas a venda vai sair, se ele desejar seu produto ou serviço, concordar com seu preço e confiar na sua empresa. Esteja presente nesse momento mágico, aumente gradativamente o volume de pessoas que conhecem seu produto (cobertura), mantenha um contato frequente (frequência) e você vai atingir o sucesso.

Não se preocupe com valores, você não precisa investir muito logo de ínicio. Hoje é possível medir praticamente todas as ações em marketing digital. Você pode começar esse processo de divulgação com pequenas verbas, como R$ 500,00/mês e a partir da medição dos resultados, aumentar seu investimento e consequentemente suas vendas. Em média um investimento entre 3% e 5% do faturamento é o mais adequado para as pequenas e médias empresas.

Experimente divulgar com essas dicas e você vai perceber rapidamente que a propaganda continua sendo a alma do negócio. Blog Empreendedorismo K2                                                                                                                                                                                 

10 dicas de como elaborar uma campanha de email marketing de sucesso

(24/10/2017 - Douglas Sossai)O email marketing é sem dúvida a forma de divulgação de melhor custo benefício. Com um custo muito baixo, é possível atingir milhares de pessoas em pouco tempo e obter ótimos resultados. Mas o email marketing é também um pouco polêmico, pois não existe uma legislação regulamentadora no Brasil e esse baixo custo acaba gerando um uso excessivo, o que prejudica os destinatários, a imagem da empresa que utiliza e a própria internet. Por isso é muito importante aprender a usar a ferramenta de foram adequada. Essas dicas vão te ajudar a obter o máximo do email marketing. 1) A ferramenta certa: Utilize uma ferramenta profissional. Enviar e-mails através de seu programa padrão de e-mails pode te causar sérios problemas. Os provedores têm um limite máximo de envio de mensagens por hora. Se você enviar acima desse limite poderá ser bloqueado. Além disso se alguém receber uma mensagem sua e fizer uma denúncia de spam, seu email poderá ser incluído em lista negra (black-list). 2) Utilize Opt-out: ofereça uma forma automática e segura para o usuário remover o email da lista. Boa parte das ferramentas profissionais oferece esse recurso. E é importante que, na prática, o email não seja excluído da lista e sim marcado como “excluído”, para evitar que seja alimentado novamente no mailing. 3) Segmente seu mailing: enviar a mensagem certa para o público certo gera mais retorno. Tenha em mente que prospect é uma coisa, cliente é outra e cada produto ou serviço pode ter um público alvo distinto Se você utilizar os argumentos certos par cada público, terá mais retorno. 4) Frequência: você nunca terá resultados muito expressivos em um único envio. É preciso repetir a mensagem várias vezes. Veja o exemplo da própria TV: quantas vezes não repetem o mesmo anúncio? Você pode e deve enviar a mesma mensagem mais de uma vez. Mas por e-mail no máximo 1 vez por semana. Mais do que isso pode cansar e irritar o seu público. Tenha em mente que você precisará de pelo menos 6 meses ininterruptos para cativar seu público e se tornar conhecido nesse mailing. 5) Cobertura: quanto mais melhor. Aumente gradativamente seu mailing. A taxa de abertura padrão de um email marketing é em torno de 5%. Quanto maior o seu mailing, maior o volume de usuários impactados. Utilize ferramentas que identificam os e-mails dos visitantes e abuse de formulários de cadastro em seu site. 6) Cuidado com o assunto: 70% da possibilidade de abertura é definida na leitura do assunto. Evite frases ou mensagens que pareçam propaganda. Frases de efeito são excelentespara anúncios, não para assuntos de email marketing. Tente ser neutro e objetivo. O Assunto deve fazer com que o usuário pense que o email é exclusivo para ele. Não um envio em massa. Se puder incluir o nome do destinatário melhor ainda! 7) Cuidado com o conteúdo: se a pessoa gostou do assunto e abriu sua mensagem, chegou a hora de impactá-la. Sua mensagem deve ser composta de imagem e texto. Pode-se usar uma imagem que contenha textos mas nesse caso, coloque um texto também fora da imagem (texto digitado mesmo, não uma imagem), pois muitas pessoas bloqueiam a visualização das imagens nos programas de email e só vão abri-la se o texto inicial for interessante. 8) Cuidado com os filtros de spam: é impossível garantir que 100% de suas mensagens cheguem ao destino. Mas você pode melhorar a entregabilidade evitando palavras e caracteres que são mal pontuados por fltros de spam. Evite pontos de exclamação, palavras como grátis, ganhe, compre, promoção, etc... Os filtros de spam podem considerar sua mensagem uma propaganda. 9) Compare: acompanhe os dados de abertura e clique de suas campanhas. Experimente mudar o assunto e a mensagem. Comparando os dados de sucesso e regulando sua comunicação você vai encontrar o caminho certo para divulgar seu produto ou serviço de forma adequada e com alto impacto. Experimente enviar somente texto, em uma outra ocasião texto e imagens. Experimente um formato tipo newsletter ou algo mais resumido, objetivo. Inove! 10) Peça ajuda: email marketing é a divulgação de melhor custo benefício. Mas demanda tempo, conhecimento e as ferramentas certas para criar, enviar, mensurar. Experimente realizar o serviço com alguma empresa especializada. Com certeza suas vendas vão melhorar.Blog Empreendedorismo K2

Comunique-se do jeito certo na ferramenta certa

(10/02/2017 - Douglas Sossai)Comunicar-se do jeito certo hoje em dia é muito diferente do que há alguns anos atrás. Podemos não perceber, mas usamos em média mais de 10 formas de comunicação diariamente e cada uma tem seu código de ética, regra de uso ou no mínimo o jeito certo de usar. Dúvida? Vamos primeiro dividir essas formas de comunicação em 2 grandes e importantes grupos: comunicação assíncrona e comunicação síncrona. Veja que é bem mais simples do que parece: assíncrono é quando você se comunica sem a necessidade de estar "sincronizado" com seu interlocutor. Esse artigo aqui é uma forma de comunicação assíncrona. Escrevi dia 03 de Abril de 2017 e você está lendo hoje. Outras formas de comunicação assíncrona: uma carta (sim ainda existem), e-mails, mensagens de Whatsapp ou inbox de Facebook, recado em secretária eletrônica, gravação de video-recado no skype, e por aí vai. E comunicação síncrona? É aquela em que você precisa estar sincronizado com seu interlocutor: uma ligação telefônica, video chamada, uma conversa presencial ou reunião, enfim, qualquer forma de "conversa" em que as partes interagem simultaneamente.

O primeiro grande segredo de uma boa comunicação, eficiente, é saber qual canal de comunicação utilizar. A grande vantagem de uma comunicação assíncrona é que cada parte interage ao seu tempo. Não é necessário marcar hora para conversar. Você manda um email e a outra pessoa responde quando pode, não precisa parar o que está fazendo para te responder. Sacou? É muito bom isso, cada um enviando suas mensagens, respondendo no seu tempo e o mundo girando, as coisas se resolvendo, em harmonia. Mas existem situações em que esse tipo de comunicação não funciona. São situações em que é necessário um diálogo rápido, uma troca de informações e tomadas de decisões quase que imediatas. Nesse caso temos que optar por uma comunicação síncrona, um telefonema, uma reunião, uma video chamada.

O excesso de uso da comunicação síncrona pode causar um desgaste entre as partes, pois os dois lados tem que parar o que estão fazendo para se comunicar. O excesso de uso da comunicação assíncrona pode causar uma demora na resolução de problemas e prejudicar o diálogo, a troca de idéias. Ou seja, os dois grupos tem benefícios e limitações, então a escolha correta depende da sua necessidade. A comunicação assíncrona exige uma elaboração maior mas também permite ler ou ouvir antes de enviar. A comunicação síncrona é mais imediata. Falou e errou já era. Mas por outro lado costuma ser menos elaborada, a comunicação vai se construindo no diálogo.

Vou detalhar alguns exemplos de comunicação e os cuidados que temos que tomar ao utilizar cada uma.

Whatsapp: vamos começar por esse aplicativo que é o mais usado atualmente. Ele permite os dois tipos de comunicação, síncrona (em uma video chamada ou chamada) e assíncrona (no chat ou gravação de vídeo ou voz). Em um só aplicativo você se comunica via chat, gravação de voz, gravação de vídeo, chamada de voz e chamada de vídeo. 5 formas de comunicação somente aqui! Algumas dicas: Na gravação de audio, seja breve, muito breve. Quando você grava um audio, tenha em mente que ninguém vai te interromper. Isso pode transformar você em um CHATo. Seja breve, objetivo. Audios com mais de 30 segundos costumam ser enfadonhos, principalmente profissionalmente. Pense antes de falar. Ninguém vai gostar de acompanhar suas mudanças de direção de raciocínio. Entendeu? No chat, siga a mesma regra: escreva o mínimo necessário. Use imagens se quiser, as pessoas gostam de imagens. Evite muitas abreviações, principalmente profissionalmente. Não force a resposta, mesmo que a pessoa tenha visto a mensagem (barrinhas azuis) ela pode não estar no momento certo para responder. E evite usar profissionalmente fora do horário comercial, pois ele tem uma alerta bem "chamativo" e está sempre próximo a pessoa. Dificilmente alguém vai gostar de ser acordado com uma comunicação comercial às 2h da manhã. Tenha em mente também que em alguns momentos é mais fácil a pessoa ler do que ouvir e as vezes ela não pode gravar um audio. Lembre-se deu que é muito fácil a pessoa esquecer de responder. A forma como o aplicativo organiza as mensagens faz com que as pessoas se percam facilmente e esqueçam de responder. Acho que é por isso que chama de comunicador instantâneo.

Skype: Essa ferramenta é muito popular para vídeo chamada (síncrono). A grande vantagem é que você pode compartilhar a tela, fazendo uma apresentação on-line e até mesmo realizar uma reunião com várias pessoas simultaneamente. Muito legal não é? Mas seja pontual. Deixe tudo preparado, não desgaste as pessoas com falhas técnicas, teste seu audio antes da ligação. Não é obrigatório deixar sua camera ligada, mas seja educado: se a outra pessoa está com a camera ligada, dê um bom motivo para não ligar a sua. No modo chat, siga a mesma regra do whatsapp, mas tenha em mente que a maioria das pessoas usa o Skype no computador e não no celular, então podem demorar mais para responder. Por outro lado, não se incomodam de receber uma mensagem fora do horário comercial, pois não sentem a necessidade de responder imediatamente.

e-mail: já está perdendo terreno para outras formas de comunicação, mas tem suas vantagens: é aceito como documentação em várias situações, aceita muitos anexos, aceita-se com mais tranquilidade um tempo de resposta um pouco mais demorado: um dia útil para responder é bem aceito. Pode-se escrever um texto maior que o whatsapp ou skype. Não é tão invasivo, pode ser usado fora de horário comercial, tranquilamente.

Telefone: é uma das formas mais invasivas. Não para de tocar até a pessoa atender. Requer que a outra parte pare imediatamente o que está fazendo para responder. É imediato, permite um diálogo. Deu para entender quando deve ser usado, certo?

Inbox de rede social: Facebook e LinkedIn são exemplos de redes sociais que possuem opção de comunicação inbox. É na prática um serviço de email proprietário (interno). Funciona de forma similar ao email, mas muitas pessoas não respondem às mensagens.

Postagens: opa! cuidado aí. Postagem em rede social é uma forma de comunicação aberta, pública. Muito cuidado com o que vai escrever, principalmente quando utilizar profissionalmente. Muita gente pode ver e isso pode causar constrangimento para ambas as partes. Mas é uma boa forma de testar a temperatura do seu contato, pois não existe uma obrigação em responder.

Reunião: a reunião pode ser presencial, via Skype, teleconferência, ou via qualquer sistema que consiga juntar mais de 1 pessoa on-line ou off-line simultaneamente. Já falamos do Skype mas vamos comparar aqui uma reunião on-line com uma presencial (off-line). Presencialmente a comunicação se enriquece: o campo de visão é muito maior, movimento corporal, trejeitos, expressões faciais, até mesmo o odor (agradável ou não) vão transmitir informações. O problema é que as pessoas (ou parte delas) vão ter que se deslocar fisicamente para se encontrar na reunião. Esse esforço tem o lado positivo de mostrar interesse, respeito e geralmente é acompanhado de pontualidade. Acho que todo mundo tem noção dos problemas que podem ser causados em desmarcar em cima da hora ou atrasar uma reunião. E nos dias de hoje, em cidades grandes com muito trânsito, uma reunião presencial tem um custo alto de tempo e até mesmo dinheiro.

Carta ou telegrama: parece brincadeira, mas não é. Essa duas formas de comunicação escrita ainda existem e são muito importantes. O impacto do recebimento de uma carta ou telegrama é centenas de vezes maior do que o impacto de um email. Pense nisso quando quiser realmente ter um resultado maior em sua comunicação. Apesar de ter um custo envolvido, muitas vezes vale a pena pelo impacto que causa.

Na próxima vez que precisar transmitir uma informação, dialogar, obter uma resposta ou qualquer outro tipo de comunicação, pense em todas essas opções. Analise qual se aplica melhor ao seu conteúdo e necessidade e use a ferramenta correta, do modo correto. Seus resultados vão ser muito melhores, pode ter certeza. Comunicar-se é uma arte e hoje temos muito mais "pincéis"para pintar a "tela". Blog Empreendedorismo K2

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Blog Empreendedorismo K2 A partir de Julho de 2018 o Google passa a obrigar a utilização do protocolo https

(24/06/2018 - Douglas Sossai)                                                                                                                                                                                                        O Google começa a indicar, através de seu popular navegador Chrome, os sites inseguros que você visita.   Isso vai impactar a visitação em milhões de sites que ainda não utilizam o https como acesso padrão.       O https oferece mais segurança na navegação, pois cria uma criptografia na transferência de dados entre o site visitado e o computador do visitante.     O protocolo https foi criado para permitir operações seguras como uma transação bancária ou compra on-line.   Sites que não fazem uso de dados sensíveis não precisariam utilizar esse padrão, mas agora que o Google começa a indicar esses sites como "inseguros", acaba obrigando a migração, uma vez que as visitas no site podem diminuir. Além disso diversos especialistas acreditam que o SEO e anúncios no Google poderão ser prejudicados em sites sem https.       Consulte seu webdesigner para estimar os custos da mudança. Não é necessário utilizar um certficado pago, muitos servidores oferecem opções gratuitas. Porém a instalação e alteração do código fonte do site podem gerar custos. Uma alternativa é criar smartpages para o SEO e anúncios.       Para uma orientação gratuita acesse: http://2by.com.br/85830         Blog Empreendedorismo K2                                                                                                                                                                 

A importância do Marketing Digital no atual cenário econômico

(20/06/2017 - Douglas Sossai)                                                                                                                                                                                                                                                            Você já deve ter ouvido o jargão popular “A propaganda é a alma do negócio”. Realmente, de que adianta você ter uma empresa, produzir um produto ou prestar um serviço se não consegue vender sua produção?
Você só terá compradores se eles conhecerem o que você oferece. E quanto mais pessoas conhecerem sua oferta, maior será sua chance de venda. E como você vai tornar seus produtos e serviços conhecidos? Com a propaganda!
O termo propaganda vem de “propagar” e podemos aplica-lo para qualquer situação onde se tenha o objetivo de divulgar informações.

Hoje existem inúmeras mídias (meios) de se divulgar a informação. Além dos tradicionais como jornais, revistas, TV, folhetos, catálogos, outdoors, etc... a Internet trouxe milhões de canais de divulgação, como blogs, redes sociais, sistemas de busca, e-mail marketing, sites, diretórios e muito mais.

Mas uma coisa continua igual, independente da mídia ser “off-line” ou “on-line”, o conceito primário para o sucesso da sua propaganda: Cobertura e Frequência.
Cobertura é o volume de pessoas que você consegue impactar com sua propaganda e Frequência é o número de vezes que você impacta a mesma pessoa. Esses 2 fatores não mudam, desde que foi feito o primeiro anúncio na história da humanidade. Mas poucas pessoas entendem e aplicam esses conceitos e acabam por prejudicar o resultado de sua divulgação.

Vamos tomar como exemplo a maior mídia massiva de propaganda. A TV. Ela consegue impactar em um mesmo minuto, milhões de espectadores em um país. Você já deve ter percebido que mesmo com essa cobertura poderosa, o anunciante repete o mesmo anúncio inúmeras vezes, dentro dos intervalos de um mesmo programa. Conte quantas vezes você vê o mesmo anúncio, repetido, muitas e muitas vezes, mesmo com o valor alto de uma mídia poderosa como essa. E no radio então? Já viu quantas vezes inserem o mesmo anúncio? A repetição diária dos grandes anunciantes? E você quer atingir o sucesso enviando um e-mail marketing uma única vez?! Ou postando uma promoção uma única vez no Facebook? Deu para perceber que não vai dar certo?
Cobertura e Frequência. Cobertura e Frequência...
Entendeu por que você não anda satisfeito com os resultados de seu marketing?
E isso fica ainda mais importante em tempos de crise. O mercado brasileiro é muito grande, tem muito dinheiro circulando e você pode ter acesso a sua parte, mas para isso precisa divulgar e sempre pensando em Coberura e Frequência.

Segue uma pequena fórmula de sucesso:
Tenha um site responsivo (que apareça bem em computadores, tablets e celulares). Coloque formulários de contato em todas as páginas, com poucos campos (nome, telefone e email) para captar os contatos. Instale um chat on-line, para poder atender os visitantes imediatamente. Coloque uma ferramenta que identifique quem visita seu site. Tudo isso vai gerar mailing, para você consiguir manter um contato frequente com esses interessados.

A partir daí, inicie uma divulgação, dentro de sua verba, utilizando anúncios em sistemas de busca como Google, redes sociais como Facebook e Linkedin, sites e blogs de grande circulação. Essas mídias vão trazer mais visitantes para seu site e vão ajudar você a aumentar seu mailing. Cobertura e Frequência.
Conforme os resultados forem aparecendo, reinvista parte do seu ganho para aumentar ainda mais a cobertura.
Mantenha uma comunicação frequente, pois você deve estar presente na mente de seu potencial consumidor quando ele atingir seu “momento de compra”.
Seu consumidor só vai comprar quando ele chegar ao momento de compra, que é o momento exato em que ele efetiva a compra. E isso pode demorar. Mas a venda vai sair, se ele desejar seu produto ou serviço, concordar com seu preço e confiar na sua empresa. Esteja presente nesse momento mágico, aumente gradativamente o volume de pessoas que conhecem seu produto (cobertura), mantenha um contato frequente (frequência) e você vai atingir o sucesso.

Não se preocupe com valores, você não precisa investir muito logo de ínicio. Hoje é possível medir praticamente todas as ações em marketing digital. Você pode começar esse processo de divulgação com pequenas verbas, como R$ 500,00/mês e a partir da medição dos resultados, aumentar seu investimento e consequentemente suas vendas. Em média um investimento entre 3% e 5% do faturamento é o mais adequado para as pequenas e médias empresas.

Experimente divulgar com essas dicas e você vai perceber rapidamente que a propaganda continua sendo a alma do negócio. Blog Empreendedorismo K2                                                                                                                                                                                 

10 dicas de como elaborar uma campanha de email marketing de sucesso

(24/10/2017 - Douglas Sossai)O email marketing é sem dúvida a forma de divulgação de melhor custo benefício. Com um custo muito baixo, é possível atingir milhares de pessoas em pouco tempo e obter ótimos resultados. Mas o email marketing é também um pouco polêmico, pois não existe uma legislação regulamentadora no Brasil e esse baixo custo acaba gerando um uso excessivo, o que prejudica os destinatários, a imagem da empresa que utiliza e a própria internet. Por isso é muito importante aprender a usar a ferramenta de foram adequada. Essas dicas vão te ajudar a obter o máximo do email marketing. 1) A ferramenta certa: Utilize uma ferramenta profissional. Enviar e-mails através de seu programa padrão de e-mails pode te causar sérios problemas. Os provedores têm um limite máximo de envio de mensagens por hora. Se você enviar acima desse limite poderá ser bloqueado. Além disso se alguém receber uma mensagem sua e fizer uma denúncia de spam, seu email poderá ser incluído em lista negra (black-list). 2) Utilize Opt-out: ofereça uma forma automática e segura para o usuário remover o email da lista. Boa parte das ferramentas profissionais oferece esse recurso. E é importante que, na prática, o email não seja excluído da lista e sim marcado como “excluído”, para evitar que seja alimentado novamente no mailing. 3) Segmente seu mailing: enviar a mensagem certa para o público certo gera mais retorno. Tenha em mente que prospect é uma coisa, cliente é outra e cada produto ou serviço pode ter um público alvo distinto Se você utilizar os argumentos certos par cada público, terá mais retorno. 4) Frequência: você nunca terá resultados muito expressivos em um único envio. É preciso repetir a mensagem várias vezes. Veja o exemplo da própria TV: quantas vezes não repetem o mesmo anúncio? Você pode e deve enviar a mesma mensagem mais de uma vez. Mas por e-mail no máximo 1 vez por semana. Mais do que isso pode cansar e irritar o seu público. Tenha em mente que você precisará de pelo menos 6 meses ininterruptos para cativar seu público e se tornar conhecido nesse mailing. 5) Cobertura: quanto mais melhor. Aumente gradativamente seu mailing. A taxa de abertura padrão de um email marketing é em torno de 5%. Quanto maior o seu mailing, maior o volume de usuários impactados. Utilize ferramentas que identificam os e-mails dos visitantes e abuse de formulários de cadastro em seu site. 6) Cuidado com o assunto: 70% da possibilidade de abertura é definida na leitura do assunto. Evite frases ou mensagens que pareçam propaganda. Frases de efeito são excelentespara anúncios, não para assuntos de email marketing. Tente ser neutro e objetivo. O Assunto deve fazer com que o usuário pense que o email é exclusivo para ele. Não um envio em massa. Se puder incluir o nome do destinatário melhor ainda! 7) Cuidado com o conteúdo: se a pessoa gostou do assunto e abriu sua mensagem, chegou a hora de impactá-la. Sua mensagem deve ser composta de imagem e texto. Pode-se usar uma imagem que contenha textos mas nesse caso, coloque um texto também fora da imagem (texto digitado mesmo, não uma imagem), pois muitas pessoas bloqueiam a visualização das imagens nos programas de email e só vão abri-la se o texto inicial for interessante. 8) Cuidado com os filtros de spam: é impossível garantir que 100% de suas mensagens cheguem ao destino. Mas você pode melhorar a entregabilidade evitando palavras e caracteres que são mal pontuados por fltros de spam. Evite pontos de exclamação, palavras como grátis, ganhe, compre, promoção, etc... Os filtros de spam podem considerar sua mensagem uma propaganda. 9) Compare: acompanhe os dados de abertura e clique de suas campanhas. Experimente mudar o assunto e a mensagem. Comparando os dados de sucesso e regulando sua comunicação você vai encontrar o caminho certo para divulgar seu produto ou serviço de forma adequada e com alto impacto. Experimente enviar somente texto, em uma outra ocasião texto e imagens. Experimente um formato tipo newsletter ou algo mais resumido, objetivo. Inove! 10) Peça ajuda: email marketing é a divulgação de melhor custo benefício. Mas demanda tempo, conhecimento e as ferramentas certas para criar, enviar, mensurar. Experimente realizar o serviço com alguma empresa especializada. Com certeza suas vendas vão melhorar.Blog Empreendedorismo K2

Comunique-se do jeito certo na ferramenta certa

(10/02/2017 - Douglas Sossai)Comunicar-se do jeito certo hoje em dia é muito diferente do que há alguns anos atrás. Podemos não perceber, mas usamos em média mais de 10 formas de comunicação diariamente e cada uma tem seu código de ética, regra de uso ou no mínimo o jeito certo de usar. Dúvida? Vamos primeiro dividir essas formas de comunicação em 2 grandes e importantes grupos: comunicação assíncrona e comunicação síncrona. Veja que é bem mais simples do que parece: assíncrono é quando você se comunica sem a necessidade de estar "sincronizado" com seu interlocutor. Esse artigo aqui é uma forma de comunicação assíncrona. Escrevi dia 03 de Abril de 2017 e você está lendo hoje. Outras formas de comunicação assíncrona: uma carta (sim ainda existem), e-mails, mensagens de Whatsapp ou inbox de Facebook, recado em secretária eletrônica, gravação de video-recado no skype, e por aí vai. E comunicação síncrona? É aquela em que você precisa estar sincronizado com seu interlocutor: uma ligação telefônica, video chamada, uma conversa presencial ou reunião, enfim, qualquer forma de "conversa" em que as partes interagem simultaneamente.

O primeiro grande segredo de uma boa comunicação, eficiente, é saber qual canal de comunicação utilizar. A grande vantagem de uma comunicação assíncrona é que cada parte interage ao seu tempo. Não é necessário marcar hora para conversar. Você manda um email e a outra pessoa responde quando pode, não precisa parar o que está fazendo para te responder. Sacou? É muito bom isso, cada um enviando suas mensagens, respondendo no seu tempo e o mundo girando, as coisas se resolvendo, em harmonia. Mas existem situações em que esse tipo de comunicação não funciona. São situações em que é necessário um diálogo rápido, uma troca de informações e tomadas de decisões quase que imediatas. Nesse caso temos que optar por uma comunicação síncrona, um telefonema, uma reunião, uma video chamada.

O excesso de uso da comunicação síncrona pode causar um desgaste entre as partes, pois os dois lados tem que parar o que estão fazendo para se comunicar. O excesso de uso da comunicação assíncrona pode causar uma demora na resolução de problemas e prejudicar o diálogo, a troca de idéias. Ou seja, os dois grupos tem benefícios e limitações, então a escolha correta depende da sua necessidade. A comunicação assíncrona exige uma elaboração maior mas também permite ler ou ouvir antes de enviar. A comunicação síncrona é mais imediata. Falou e errou já era. Mas por outro lado costuma ser menos elaborada, a comunicação vai se construindo no diálogo.

Vou detalhar alguns exemplos de comunicação e os cuidados que temos que tomar ao utilizar cada uma.

Whatsapp: vamos começar por esse aplicativo que é o mais usado atualmente. Ele permite os dois tipos de comunicação, síncrona (em uma video chamada ou chamada) e assíncrona (no chat ou gravação de vídeo ou voz). Em um só aplicativo você se comunica via chat, gravação de voz, gravação de vídeo, chamada de voz e chamada de vídeo. 5 formas de comunicação somente aqui! Algumas dicas: Na gravação de audio, seja breve, muito breve. Quando você grava um audio, tenha em mente que ninguém vai te interromper. Isso pode transformar você em um CHATo. Seja breve, objetivo. Audios com mais de 30 segundos costumam ser enfadonhos, principalmente profissionalmente. Pense antes de falar. Ninguém vai gostar de acompanhar suas mudanças de direção de raciocínio. Entendeu? No chat, siga a mesma regra: escreva o mínimo necessário. Use imagens se quiser, as pessoas gostam de imagens. Evite muitas abreviações, principalmente profissionalmente. Não force a resposta, mesmo que a pessoa tenha visto a mensagem (barrinhas azuis) ela pode não estar no momento certo para responder. E evite usar profissionalmente fora do horário comercial, pois ele tem uma alerta bem "chamativo" e está sempre próximo a pessoa. Dificilmente alguém vai gostar de ser acordado com uma comunicação comercial às 2h da manhã. Tenha em mente também que em alguns momentos é mais fácil a pessoa ler do que ouvir e as vezes ela não pode gravar um audio. Lembre-se deu que é muito fácil a pessoa esquecer de responder. A forma como o aplicativo organiza as mensagens faz com que as pessoas se percam facilmente e esqueçam de responder. Acho que é por isso que chama de comunicador instantâneo.

Skype: Essa ferramenta é muito popular para vídeo chamada (síncrono). A grande vantagem é que você pode compartilhar a tela, fazendo uma apresentação on-line e até mesmo realizar uma reunião com várias pessoas simultaneamente. Muito legal não é? Mas seja pontual. Deixe tudo preparado, não desgaste as pessoas com falhas técnicas, teste seu audio antes da ligação. Não é obrigatório deixar sua camera ligada, mas seja educado: se a outra pessoa está com a camera ligada, dê um bom motivo para não ligar a sua. No modo chat, siga a mesma regra do whatsapp, mas tenha em mente que a maioria das pessoas usa o Skype no computador e não no celular, então podem demorar mais para responder. Por outro lado, não se incomodam de receber uma mensagem fora do horário comercial, pois não sentem a necessidade de responder imediatamente.

e-mail: já está perdendo terreno para outras formas de comunicação, mas tem suas vantagens: é aceito como documentação em várias situações, aceita muitos anexos, aceita-se com mais tranquilidade um tempo de resposta um pouco mais demorado: um dia útil para responder é bem aceito. Pode-se escrever um texto maior que o whatsapp ou skype. Não é tão invasivo, pode ser usado fora de horário comercial, tranquilamente.

Telefone: é uma das formas mais invasivas. Não para de tocar até a pessoa atender. Requer que a outra parte pare imediatamente o que está fazendo para responder. É imediato, permite um diálogo. Deu para entender quando deve ser usado, certo?

Inbox de rede social: Facebook e LinkedIn são exemplos de redes sociais que possuem opção de comunicação inbox. É na prática um serviço de email proprietário (interno). Funciona de forma similar ao email, mas muitas pessoas não respondem às mensagens.

Postagens: opa! cuidado aí. Postagem em rede social é uma forma de comunicação aberta, pública. Muito cuidado com o que vai escrever, principalmente quando utilizar profissionalmente. Muita gente pode ver e isso pode causar constrangimento para ambas as partes. Mas é uma boa forma de testar a temperatura do seu contato, pois não existe uma obrigação em responder.

Reunião: a reunião pode ser presencial, via Skype, teleconferência, ou via qualquer sistema que consiga juntar mais de 1 pessoa on-line ou off-line simultaneamente. Já falamos do Skype mas vamos comparar aqui uma reunião on-line com uma presencial (off-line). Presencialmente a comunicação se enriquece: o campo de visão é muito maior, movimento corporal, trejeitos, expressões faciais, até mesmo o odor (agradável ou não) vão transmitir informações. O problema é que as pessoas (ou parte delas) vão ter que se deslocar fisicamente para se encontrar na reunião. Esse esforço tem o lado positivo de mostrar interesse, respeito e geralmente é acompanhado de pontualidade. Acho que todo mundo tem noção dos problemas que podem ser causados em desmarcar em cima da hora ou atrasar uma reunião. E nos dias de hoje, em cidades grandes com muito trânsito, uma reunião presencial tem um custo alto de tempo e até mesmo dinheiro.

Carta ou telegrama: parece brincadeira, mas não é. Essa duas formas de comunicação escrita ainda existem e são muito importantes. O impacto do recebimento de uma carta ou telegrama é centenas de vezes maior do que o impacto de um email. Pense nisso quando quiser realmente ter um resultado maior em sua comunicação. Apesar de ter um custo envolvido, muitas vezes vale a pena pelo impacto que causa.

Na próxima vez que precisar transmitir uma informação, dialogar, obter uma resposta ou qualquer outro tipo de comunicação, pense em todas essas opções. Analise qual se aplica melhor ao seu conteúdo e necessidade e use a ferramenta correta, do modo correto. Seus resultados vão ser muito melhores, pode ter certeza. Comunicar-se é uma arte e hoje temos muito mais "pincéis"para pintar a "tela". Blog Empreendedorismo K2

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